Carta aberta

Essa carta é para você que pensa diferente de mim e para você que pensa igual a mim. Essa carta é para você do Brasil, é para você que simplesmente abriu sua cabeça nessas eleições, que falou o que pensa, que mudou de opinião, que quis entender mais das coisas. Que procurou saber das fontes de onde tirava, que decepcionou com seus amigos ou quem sabe você nem pode chamar eles assim mais né?

O respeito passou longe de tudo, como Duvivier disse em seu último texto perdemos e perdemos muito. Para quem discutir para quer provar um ponto para poder ganhar uma “briga” Você está feliz agora porque você quer ver todo mundo na própria miséria. O pior torcer para dar tudo errado simplesmente para você estar certo? Esse é o espírito? Torcer contra o Brasil ?

E o preconceito? Esteve presente. foi só a Presidente ser reeleita que ele deu as suas caras. Querido amigos nordestinos, não liguem por favor, são pessoas simplesmente vazias que não merecem nem mesmo a sua atenção. Saiba que tem muita gente no sudeste que não concorda mesmo desse ódio gratuito.

O Brasil passou doze anos com o mesmo governo, sim aconteceram coisas ruins e muito ruins mas você dizer para mim que não tem absolutamente nada de bom, meu bem me desculpe mas o alienado aqui é você.

As pessoas falam sobre corrupção como se só o governo fosse corrupto. Ah eu não sou não, isso é um absurdo. Será que não é mesmo? Agora sugiro que examine a consciência, porque é muito fácil culpar uma pessoa. Ela é a culpada de tudo. Culpar um partido, culpar seus pais, sua condição, seu vizinho, seu professor , sua universidade. Mas a parcela é pequena de quem sabe que os outros erraram mas acima de tudo sabe que a ela mesma errou também.

Somos todos insensíveis

Forte né? Mas é o que tenho percebido, com o advento das redes sociais ficou bem mais fácil falar sobre qualquer coisa sem ter o medo da reação. Não gostou do que disseram, apaga o comentário e pronto, bloqueia, deixa de seguir. Raras são as situações em que você é procurado e quando isso acontece são coisas realmente grandes e que merecem uma atenção especial.

Mas não quer dizer que simplesmente você pode sair falando o que der na cabeça sem pensar que tem um monte de gente lendo e essas pessoas podem sim ficar ofendidas tanto quanto uma coisa considerada errada pela sociedade. Nessas eleições tanto antes, tanto depois e agora fomos confrontados com opiniões de todos os tipos, opiniões no contexto, fora do contexto, opiniões boas outras péssimas, opiniões. Até aqui você simplesmente ignora porque , ninguém é obrigado a ser afetado por isso.

Mas na minha cabeça não entra uma pessoa perder amigos, perder respeito, perder tudo simplesmente para defender o seu ponto de vista. Eu mudei de opinião, a minha opinião no meu círculo de amizades era praticamente só, só eu mesma que pensava desse jeito, me desculpe se em algum momento eu quis dizer que você era burro por votar em tal candidato, eu simplesmente não acho, eu só acho que cada um tem suas convicções, seus ideais e até mesmo motivos, meu bem não tem problema algum nisso, agora simplesmente descaracterizar a opinião do outro é simplesmente falta de respeito e de sensibilidade.

Você já parou para pensar o porque das escolhas da outra pessoa? Você realmente acha, você que não é perfeita, não tem a mínima chance de estar errada? Você acha que só você está certa? Porque você acha isso? Quem te disse isso? Quem te afirmou para você que as suas escolhas são melhores que a das outras?

Meu bem, desculpa mas não concordo com você, acho que não sou perfeita também e que sou um pouco insensível as vezes, mas tento na medida do possível não simplesmente vomitar ódio gratuito contra as pessoas que pensam diferente de mim.

Nessas eleições nunca me decepcionei tanto com as pessoas e nem foi porque elas pensam diferente de mim, mas é porque o respeito passou bem longe.

Enfim, é são só palavras jogadas ao vento, palavras que podem simplesmente entrar no seu ouvido e sair ou nem entrar. Eu só queria colocar isso tudo para fora e dizer que quero pensar mais no que falo, quero plantar amor ao invés de ódio gratuito. Dizer sua opinião pode, mas será que ofender compensa?

2 comentários sobre “Carta aberta

  1. Ótimo texto. Eu fiquei horrorizada com certos comentários sobre nós, daqui do Nordeste ( sou cearense). Horror, ojeriza, repulsa, olha, nem sei direito o que você sente, parece que a Gestapo está na ativa com sua doutrina nazista de novo… enfim, saber pensar não faz mal a ninguém, e nem sempre vale a pena discutir e perder a amizade, mas não a briga.

  2. Pois é fico triste que você como nordestina tenha que ler uns comentários assim sabe, eu senti como se fosse comigo, afinal somos todos brasileiros! Pois é, temos que ter esse equilíbrio sabe para não perder o ponto e perder a amizade!
    Obrigada pelo comentário ❤

Obrigada pelo comentário ♥

